Bíblia mais antiga do mundo estará em exposição, na Inglaterra

Foto

A cópia mais antiga da Bíblia está prevista para ser exibida no Museu Britânico, em Londres (Inglaterra), a partir do mês de outubro deste ano (2015).

O manuscrito, conhecido como ‘Codex Sinaiticus‘, data do século IV dC, de acordo com o ‘Christian Today’. Ele será exibido no Museu, como parte de uma exposição que irá mostrar como os cristãos, judeus e muçulmanos foram influenciados no Egito após o reinado dos faraós.

A Bíblia será exibida ao lado de dois outros textos antigos, que são fundamentos importantes das religiões judaica e muçulmana, respectivamente.

‘Codex Sinaiticus’ foi mantido na Biblioteca Britânica, depois que ele chegou ali em 1933, quando o governo de Josef Stalin o vendeu para a Grã-Bretanha, afim de arrecadar dinheiro para o segundo plano de cinco anos. Seu empréstimo ao Museu Britânico marca apenas a segunda vez que o livro saiu da Biblioteca Britânica desde 1933.

“É fenomenal que eles possam emprestá-lo para nós”, disse Elisabeth O’Connell, assistente no departamento do antigo Egito e do Sudão, no Museu Britânico. “Estamos absolutamente encantados”.

Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais na Biblioteca Britânica, também comentou sobre a importância do artefato valioso.

“Desde que chegou aqui, na década de 1930, tem sido sempre um dos maiores tesouros da nossa coleção”, afirmou.

A única outra vez que a Bíblia antiga saiu da Biblioteca Britânica foi quando precisou ser transferida para uma caverna, especialmente construída para abrigá-la, durante a Segunda Guerra Mundial.