Em reação à Baleia Azul, publicitários criam lista de ‘tarefas do bem’

Foto

Em reação à Baleia Azul, jogo na internet que incentiva o suicídio, uma dupla de publicitários paulistanos resolveu criar uma versão positiva do game: o Baleia Rosa.

“Meu amigo começou a me contar o que era o jogo Baleia Azul.

Vi uns vídeos de youtubers falando sobre o assunto e fui atrás da lista (de tarefas). Fiquei muito mal com o que eu li”, conta uma das idealizadoras da página, de 30 anos, que prefere não se identificar.

Diante da perplexidade com o “game”, ambos tiveram a ideia de criar a Baleia Rosa e fazer posts otimistas com 50 tarefas que façam o bem ao outro e ao próprio jogador.

Entre as propostas da “baleia do bem” estão tarefas como “Converse com alguém com quem você não fala há muito tempo” e “Grite na rua: eu me amo”. “Fomos lendo a lista da Baleia Azul e tentamos fazer o extremo oposto”, diz a publicitária.

Em apenas 6 dias no ar, a página no Facebook já tem quase 5 mil seguidores e não para de crescer. “Fiz um pequeno anúncio no Facebook e marquei no filtro as pessoas mais propícias a buscar a Baleia Azul.

Minha intenção era chegar às pessoas que estavam buscando o ‘errado’ pra dar outra visão a elas”, conta a publicitária.

Desde que a página foi criada, já recebeu mensagens até de professores falando que usariam as novas tarefas com os alunos na escola. “Se tornou uma corrente do bem.

A gente viu que tem muita gente copiando os posts e ficamos felizes com isso”.

Publicações de pessoas em depressão e pedidos de ajuda também aparecem, segundo a publicitária.

Para atendê-las de forma profissional, a dupla procurou uma amiga psicóloga que lê os textos e responde.

“Em alguns casos, orientamos para procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida)”, destaca.

Fonte> Atarde