NOTÍCIAS QUENTES
Capa / Diversos / Escola Cultural de Eunápolis inova mais uma vez em promover sessão de cinema com os pais
Escola Cultural de Eunápolis inova mais uma vez em promover sessão de cinema com os pais

Escola Cultural de Eunápolis inova mais uma vez em promover sessão de cinema com os pais

O projeto intitulado “Papai Vamos ao Cinema?” com toda certeza marcou o coraçãozinho dos alunos e também dos papais que se emocionaram com essa iniciativa da escola. Algo que realmente ficará para sempre na memória.

Afinal, são por momentos assim que viver vale a pena. As sessões ocorreram nos dias 7 e 8 de agosto.

Jeferson Almeida pai de duas alunas, a Melissa e a Milena, afirma que “é muito importante para a vida de uma criança momentos assim.

Os pais são referência, e estar ao lado delas nestes momentos é indescritível, e esse dia vai ficar guardado na memória delas para sempre. Eu acho isso muito importante.

Eu acredito que o pai deve estar acompanhando de perto a vida escolar e social, isso faz parte do aprendizado”.

E sobre assistir ao um filme junto com as filhas Jeferson falou “que é uma maneira diferente de ser presenteado. Realmente algo inovador. Geralmente nós é que damos os presentes, mas agora é o contrário. As crianças é que estão trazendo a gente para um momento de lazer. Ficamos o dia todo trabalhando e agora viemos para esse momento tão especial, um presente de dia dos pais bem memorável mesmo. Fantástico”. Concluiu.

Na nota enviada aos pais diz que a ideia pode até parecer um programa comum, mas a iniciativa partiu do relato de alguns alunos de que “apenas a Mamãe os leva ao cinema e o Papai nunca tem tempo”.

É claro que a Mamãe é a rainha do lar, mas o Papai é o “Super-Herói”, o “Campeão”! A proposta do evento soou como uma música aos ouvidos dos alunos da escola Cultural e a resposta positiva sacudiu as dependências da escola  num festivo grito de contentamento. Uau!!!

O evento “Papai Vamos ao Cinema?” proporciona um momento único de lazer do pai com o filho. Além de comemorar o dia dos pais, o evento dá a oportunidade de troca de ideias entre os participantes, o que é fundamental para estreitar os laços de amizade entre todos, incluindo professores e a sociedade.

Adelino Marques diz que foi uma ótima iniciativa da escola. “Eu dei aula durante quinze anos e é a primeira vez que eu vejo um evento assim dessa forma.

Estou feliz de estar com minhas filhas, participando desse momento importante, e fiquei até emotivo, quando minhas filhas me convidaram para vir ao cinema junto com elas.”

Sobre a data dos dias dos pais e essa semana especial proporcionada pela Escola Cultural Adelino Marques diz “que é um momento que os pais têm que parar e pensar, rever as criações dos filhos, a educação como um todo. Como podemos cooperar para que nossas crianças se tornem bons cidadãos e que elas possam participar ativamente da comunidade. Que esses momentos sirvam para construir um mundo melhor”.

A diretora pedagógica da escola Cultural Néia Rodrigues conta que ideia surgiu da necessidade de interagir com os pais. “As crianças na escola falam que interagem mais com a mãe que com o pai , as mães sempre estão mais na escola, a mãe sempre tem mais tempo que o pai, então pensando nisso, e nesses relatos das crianças que a ideia nasceu, o projeto partiu disso daí.

Nós pensamos e daí houve o convite em levar a ideia para os professores, e eles gostaram e todos apoiaram”.

Sobre a importância desse momento para a educação do aluno e como esse tipo de interação beneficia o convívio com outros pais Néia Rodrigues afirma que “hoje as famílias com a vida corrida, não estão oferecendo tempo de qualidade para as crianças. Então, a Escola Cultural quer propiciar um encontro gostoso, um momento só do pai e do filho(a). Algumas mães até gostariam de participar, mas eu pedi que esse momento fosse só deles. É Importante isso. Acreditamos que essa parceria, essa conexão de pais e filhos é muito importante, no processo educacional.” Afirmou.

Ao ser questionada sobre como que o projeto “Papai Vamos ao Cinema?” auxilia na formação cidadã e cultural do aluno Néia Rodrigues explica que no cinema pais e alunos tem a oportunidade de aprenderem a serem bons cidadãos.

Segundo ela, faz parte do aprendizado da criança sair da sala de aula, para viver momentos assim, pois é a vida. Como dizia Paulo Freire: “(…) é o olhar do mundo, a criança necessita disso, para o desenvolvimento completo, íntegro, dentro do modelo que nós consideramos importante na educação”. Conclui.

A reportagem conversou com Robson dos Santos que estava bem emocionado com o evento. Segundo ele, está vivendo algo maravilhoso nessa homenagem aos pais. “Essa interação aqui no cinema é emocionante;  estou completando 60 anos agora em agosto e faz uns 40 anos que eu não ia ao cinema, eu estou achando a iniciativa da escola cultural muito boa.” Respondeu

Robson pontua que essa oportunidade de passar momentos tão memorável, é enriquecedora e fortalece o aprendizado tanto dele como do filho.

Caminhada Quem Ama Cuida

A semana em homenagem aos papais continua com a caminhada intitulada “Quem Ama Cuida”, que tem por objetivo fazer com que as crianças façam as famílias se movimentarem e interagirem com a sociedade.

Néia Rodrigues diz que muitas vezes o pai não tem tempo para cuidar da saúde, então a caminhada “Quem Ama Cuida”,  além de integrar,  também proporciona às crianças estarem com o pai, pensando na questão da saúde física e emocional.

A caminhada que acontece neste próximo sábado 12, véspera de Dia dos Pais, tem por objetivo aproximar os pais e os alunos  da  escola com a sociedade eunapolitana. “A família hoje está tão abalada, sabemos que ela é a base, não existe educação sem a parceria coma a família, sem esse apoio, nos da Escola Cultural não cumpriremos a nossa função, portanto é tão importante essa união.” Ressaltou Néia Rodrigues.

A caminhada se concentrará no Parque Ecológico Gravata a partir das 8 horas da manhã do próximo sábado.

 

 

Reportagem Fabio Del Porto

 

Sobre Anaildo Colonia

Scroll To Top