Mãe de Santo protesta contra distribuição de Bíblias, na Bahia

Foto

Durante a sessão solene para entrega de títulos de “cidadão honorário” na Câmara de Vereadores de Simões Filho, Bahia, a ialorixá Jaciara Ribeiro protestou contra a entrega de Bíblias aos homenageados.

Na última terça-feira, 7, a líder religiosa acompanhava a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, que receberia o título.

Quando foi anunciado a entrega da Bíblia à sua acompanhante ela pediu para fazer um pronunciamento.

“Perguntei se quem era de candomblé ganharia algo e ninguém me respondeu. Nesse momento, quebrei o protocolo e solicitei a palavra do plenário.

Foi quando falei de toda minha história de luta contra a intolerância religiosa”, explica a mãe de santo, que contestava a entrega das Escrituras.

Mesmo vaiada por parte do público presente, ela insistiu. “Queria, como cidadã, o direito de lutar contra esse retrocesso. Devemos saber que o Estado é laico”, reclama.

A Câmara de Vereadores, por meio da assessoria, informou que a distribuição de Bíblias junto com as honrarias foi proposta do vereador Alfredo de Assis. “Sempre em datas especiais como posse de vereadores, Dia da Mulher e no aniversário da cidade, faço essa distribuição.

Foi um presente entregue aos homenageados”, explica o vereador, ressaltando que não teve como objetivo propagar nenhum tipo de religião.