NOTÍCIAS QUENTES
Capa / Mundo Cristão / Unesco desvincula Israel de Hebrom e declara cidade como patrimônio da Palestina

Unesco desvincula Israel de Hebrom e declara cidade como patrimônio da Palestina

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) declarou como parte do patrimônio mundial da palestina a cidade de Hebrom, mesmo sendo parte de uma região da Cisjordânia ocupada por Israel desde 1967.

A decisão foi elogiada pelos palestinos, mas causou indignação entre os israelenses, já que Hebrom abriga o Túmulo dos Patriarcas, onde estariam enterrados os patriarcas da fé judaica — Abraão, Isaque, Jacó e suas esposas.

O local também é considerado sagrado para os muçulmanos, chamado por eles de Mesquita Ibrahimi.

A decisão foi tomada após uma votação secreta realizada pelo conselho da Unesco na última sexta-feira (7). Doze países votaram a favor do pedido palestino, enquanto três votaram contra. Seis países se abstiveram.

A proposta de Hebrom ser conhecida como uma cidade “islâmica” causou indignação do embaixador israelense na Unesco, Carmel Shama-Hacohen, durante a sessão.

Hebrom é considerado o segundo local mais importante no judaísmo e uma das quatro cidades santas do islamismo. A região é atualmente dividida em dois setores — um governado pela Autoridade Palestina e outro por Israel, considerado pela comunidade internacional como uma “ocupação”.

As autoridades israelenses questionaram a decisão, que já é a segunda medida anti-israelense aprovada pela ONU, que recentemente negou os vínculos de Israel com a Cidade Velha de Jerusalém.

 

 

Fonte> CPADnews

Sobre Anaildo Colonia

Scroll To Top