Venezuelanos derrotam chavismo e elegem maioria de oposição no Legislativo

Foto

A oposição venezuelana conquistou a maioria dos lugares da Assembleia Nacional nas eleições legislativas deste domingo. O resultado representa uma grande derrota para o partido socialista, que comanda o país há 17 anos, desde a chegada de Hugo Chávez à liderança do governo nacional.

Os opositores vão ocupar pelo menos 99 das 167 cadeiras do parlamento, segundo anunciou a presidente do Conselho Eleitoral Nacional, Tibisay Lucena. Os socialistas ficaram com 46 assentos, enquanto os demais permanecem em apuração.

Chavismos derrotados

Essa é a primeira vez em que a coalizão opositora consegue uma maioria no Parlamento desde que este foi criado no ano de 2000, após a dissolução do antigo Congresso. A vitória da oposição permite à coligação designar a junta diretiva da Câmara, que tomará posse em 5 de janeiro de 2016, e da qual nunca fez parte.

Entre outras coisas, coligação têm a possibilidade de aprovar uma lei de anistia que extinga a responsabilidade penal que pesa sobre vários opositores presos, entre eles o líder da oposição, Leopoldo López, condenado a quase 14 anos de prisão.

Fonte: Veja.com